O econômico peixe-cofre


Para produzir um carro robusto, mais econômico e que não agrida a natureza, os engenheiros buscaram inspiração num lugar pouco provável — o mar! O peixe-cofre, encontrado perto dos recifes de corais de águas tropicais, é um excelente modelo para um veículo de estrutura leve e de aerodinâmica impressionante.

Analise o seguinte: O peixe-cofre consegue nadar rápido, cobrindo uma distância de até seis vezes o comprimento de seu corpo por segundo. Mas sua velocidade é mais do que uma questão de força. Contrariando as expectativas, seu formato cúbico na verdade melhora suas qualidades aerodinâmicas. De fato, os engenheiros que construíram uma réplica do peixe-cofre e a testaram num túnel de vento constataram que seu deslocamento no ar é mais eficiente que o de carros compactos.
O peixe-cofre tem um revestimento ósseo externo que lhe dá força máxima com mínimo peso. Pequenos redemoinhos se formam em volta dele, dando-lhe estabilidade em águas turbulentas. Por isso, o peixe-cofre tem espantosa mobilidade e proteção contra lesões.
Os engenheiros acreditam que o segredo para a produção de um veículo mais seguro, mais econômico e ainda assim leve está no peixe-cofre. “Para ser honesto”, diz o Dr. Thomas Weber, chefe de pesquisa e desenvolvimento, “a última coisa que esperávamos é que esse peixe de aparência desajeitada se tornasse nosso modelo para projetar um carro aerodinâmico e econômico”.
Esse post foi publicado em CURIOSIDADES, TECNOLOGIA. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s