O maravilhoso cérebro


Há anos o cérebro humano é comparado a um computador, mas, segundo descobertas recentes, essa comparação deixa muito a desejar. “Como começar a entender o funcionamento de um órgão que tem uns 50 bilhões de neurônios com um quatrilhão de sinapses (conexões), e com capacidade de operação de talvez 10 quatrilhões de vezes por segundo?”, perguntou o Dr. Richard M. Restak. Sua resposta? “O desempenho até mesmo do mais avançado computador de rede neural . . . tem cerca de um décimo de milésimo da capacidade mental de uma mosca.” Imagine, então, a distância que separa o computador do cérebro humano, tão fantasticamente superior! 
Supercomputador equivale a uma lesma
É provável que já tenha ouvido falar que o cérebro foi comparado a um poderoso computador. Na realidade, porém, descobertas recentes mostram que esta comparação está longe de ser correta. Um cientista do Instituto de Tecnologia de Massachusetts (EUA) disse: “Os computadores atuais não chegam nem perto da capacidade de um ser humano de 4 anos de ver, falar, locomover-se ou usar senso comum. . . . Calcula-se que a capacidade de processamento de dados até mesmo do supercomputador mais poderoso equivale ao sistema nervoso de uma lesma — uma minúscula fração da capacidade disponível do supercomputador que fica dentro do [seu] crânio.  — Steven Pinker, diretor do Centro de Neurociência Cognitiva do Instituto de Tecnologia de Massachusetts. Que tecnologia avançada, hein! 
Isso nos mostra o quanto a tecnologia é insignificante se comparada com a capacidade humana. Portanto, uma empresa de sucesso precisa dar valor não as máquinas, mas na capacidade humana, por que eu nunca ví uma máquina funcionar sozinha…
Esse post foi publicado em CURIOSIDADES, TECNOLOGIA. Bookmark o link permanente.

2 respostas para O maravilhoso cérebro

  1. Anonymous disse:

    INCRÍVEL ! EU NÃO SABIA DISSO. ACHEI INTERESSANTE, PARABENS…- PATRICIA.

  2. Caso Verdade disse:

    Bonito site, muito interessante a postagem, vou fazer um repost no meu blog, pena que as suas matérias não tem endereço próprio, estou enganado?Se houver me avise, assim posso fazer reposts com link "continua" termiando aqui e não somente citando a fonte.Legal mesmo o site parabéns!

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s