Firmes, porém flexíveis


UM EXEMPLO DE LIDERANÇA
O MAJESTOSO carvalho é a própria imagem da força. Quando os fortes ventos sopram, ele geralmente tem pouca dificuldade para resisti-los. Ao passo que o forte carvalho sobrevive à maioria das tempestades por causa de sua força e relativa rigidez e firmeza, a pequenina lâmina de relva também sobrevive, mas por uma razão muito diferente. Seu segredo? A flexibilidade. Sob a força do vento, ela pende mas não quebra.

Flexibilidade ou rigidez — qual, então, é mais importante?
Na verdade, o líder precisa de uma combinação de ambas. No entanto, mesmo entre alguns , às vezes pode faltar o equilíbrio entre a firmeza e a flexibilidade. Eles seguem elevados princípios, mas, uns poucos tendem a ser intransigentes..
Os líderes precisam fazer concessões às imperfeições de outros. Quão bom é tentar olhar os assuntos do ponto de vista da outra pessoa! Infelizmente, porém, alguns ficam tão preocupados com os seus “direitos” pessoais que chegam até mesmo a que não levam em consideração os direitos dos seus subordinados.Ser razoável é especialmente apropriado para os que exercem autoridade. Por exemplo, os pais talvez estabeleçam um horário para os filhos chegarem a casa à noite. Mas, suponha que um filho ou uma filha solicite uma exceção à regra numa determinada ocasião. Não seria apropriado pelo menos considerar as circunstâncias específicas envolvidas?  claro! mas na empresa não vemos isso!
Manter o equilíbrio entre firmeza e flexibilidade não é fácil. Parece que os humanos tendem naturalmente para extremos. Mas, os lideres que se esforçam em ser firmes, porém, flexíveis, serão recompensados amplamente. Por tentarem ser flexíveis, gozarão de melhores relações com outros e evitarão muita agitação emocional.
Sucesso para você !
Esse post foi publicado em LIDERANÇA, MOTIVAÇÃO. Bookmark o link permanente.

Deixe uma resposta

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s